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Foto do escritorVertical Licensing

Chitãozinho & Xororó: uma marca consolidada em 50 anos de carreira


Os clássicos do sertanejo, sobretudo aqueles que estouraram na década de 1990 como “Evidências” e “Fio de Cabelo”, até hoje são cantados com o mesmo entusiasmo pelos brasileiros. Uma das duplas de maior destaque, sem dúvidas, é Chitãozinho e Xororó que, em 2020, completa 50 anos de carreira.


Um sucesso tão grande não ficaria restrito aos palcos do Brasil. Tanto é que a dupla fará a gravação do “Especial 50 anos em NY”; uma turnê internacional que passa por cinco continentes e mais de 20 cidades, entre inúmeras outras ações comemorativas. “Faremos ainda uma turnê nacional que contará com uma megaprodução jamais vista no Brasil, uma série, um documentário, um livro de fotos da turnê comemorativa, um livro biográfico de 50 anos da dupla, a criação de personagens de desenho animado, além de um especial de TV em homenagem ao circo”, anuncia Wilson Anastácio Jr., sócio da Live Talentos, empresa responsável pela gestão da carreira de Chitãozinho & Xororó.


A simpatia e admiração pela dupla também conquistou os consumidores. Ao longo da carreira, a imagem de Chitãozinho e Xororó ganhou linhas de consumo, associada aos segmentos financeiro, automobilístico, equipamentos tecnológicos, alimentício e de bebidas. “Estrategicamente, os produtos ligados aos 50 anos serão lançados a partir do segundo semestre deste ano”, conta Alexandre Volpi, CEO da Vertical Licensing.


Oficialmente, as comemorações começam em setembro com o show em Nova York. “As turnês e as demais ações comemorativas ocorrem no final do 2020, com ampla cobertura da mídia, e avançam em 2021. O timing é excelente para o licenciamento, pois terá o seu ápice no período de maiores vendas do varejo”, observa Alexandre.


Para bens de consumo, o público-alvo da marca é bem diversificado, de acordo com Wilson. “Desde pessoas mais velhas em regiões mais carentes do País, até os mais jovens nas grandes metrópoles e no exterior.” Com isso, surgem muitas oportunidades em diferentes categorias da indústria. “O público que acompanhou a trajetória da dupla na maior parte desses 50 anos, sem dúvida, constitui uma grande massa, de várias classes sociais. Entretanto, atualmente as músicas da dupla também estão nas mentes e nos corações dos jovens e adolescentes. Vamos explorar isso”, relata Alexandre.


Profissionalismo, integridade, ética e família são os principais atributos emprestados pela marca às linhas de produtos licenciados. Especificamente no programa de licenciamento dos 50 anos de carreira, serão priorizadas categorias como alimentos, utilidades domésticas, vestuário, DTR, acessórios, cuidados pessoais, papelaria e promocional. “Estamos conversando com empresas que compartilhem dos mesmos valores da dupla. Temos sempre a preocupação em manter a imagem consolidada que Chitãozinho e Xororó construíram ao longo da carreira. Se a marca está com a gente é porque a dupla acredita no que ela propõe”, reforça Wilson.


Em meados dos anos 1990 a dupla foi idealizadora da marca Montana, que por muitos anos teve uma grande parceria com a empresa Marfrig (frigorífico) e, hoje, mantém um longo relacionamento com a Shure (microfones). Para Wilson, tudo é possível. “Queremos criar novas possibilidades e construí-las junto com os nossos parceiros. Grande parte das ações acaba surgindo de um conjunto de ideias vindas da nossa equipe de marketing e da nossa parceria com a Vertical Licensing. Vamos sempre pensar num diferencial, em algo que vá além dos padrões de mercado. Estamos abertos a novidades e inovações nas ações.”

Para os empresários interessados, Alexandre promete elaborar uma estratégia diferente para cada uma das etapas ou elos da cadeia – equipe de vendas, trade e consumidor final –, de acordo com o perfil do parceiro. “Com essa abertura que temos com a Live, com todas as ações que darão grande visibilidade aos 50 anos e com o envolvimento da dupla nos programas de licenciamento, vamos montar estratégias vencedoras, aquelas em que todas as partes saem ganhando.”


Fonte: Licensing Brasil - edição 68 - fev/mar de 2020


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